A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (13), o requerimento 371/2017, do deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES), para realizar uma audiência pública com o objetivo de discutir a crise financeira das universidades públicas federais. A data do encontro ainda será definida.
Sergio Vidigal explica que os veículos de comunicação do Espírito Santo têm mostrado um retrato da crise na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). E que, apesar de o reitor da UFES, Reinaldo Centoducatte, ter demostrado otimismo em relação ao assunto, a Universidade apresenta problemas financeiros, que são refletidos em seu estado de conservação.
“A situação financeira, mesmo que seja equacionável por meio de cortes e pela aceitação de padrões inferiores de limpeza, manutenção e obras, implicará na impossibilidade de crescimento para as instituições federais de ensino”, ressaltou o parlamentar.
Outro problema, de acordo com o parlamentar, é proveniente do crescimento da instituição. Ele diz que há dez anos a UFES oferecia 60 cursos de graduação, três pós-graduações e oito doutorados. E hoje são 104 cursos de graduação, 64 pós-graduações e 27 doutorados. Além disso, a qualidade dos alimentos do restaurante universitário apresentou em virtude do corte de mais de 20% no Programa Nacional de Assistência Estudantil.
Segundo o deputado, são fatos preocupantes e poderão resultar em prejuízo para o nosso país, “que cada vez mais precisará formar nossos jovens e investir em pesquisa e desenvolvimento científico, caso contrário ficaremos ao largo da história e não poderemos alcançar o status de Nação desenvolvida”, ponderou.
Para o encontro, Vidigal sugere as seguintes presenças: reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte; a Presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Eblin Joseph Farage; Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Zagury Tourinho. Além da Presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marianna Dias; Vice-Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo, Marcos Vinicius da Silva Cordeiro; Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC), Paulo Barone.