O PDT da Serra realizou na última segunda (06) a sétima edição da serie “Encontros com a Serra”. O bairro Planalto Serrano recebeu o evento que busca discutir junto à população soluções para cidade. Moradores e lideranças de movimentos sociais conversaram com o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT).
O ex-prefeito da Serra defendeu a importância do voto consciente e da transparência na governança das cidades. Além disso, afirmou apoiar frentes que modernizem e democratizem os serviços públicos. “Queremos implantar eleição direta para diretor dos postos de saúde dos bairros da Serra. A comunidade é que vai escolher”, frisou.
O parlamentar também destacou a importância de medidas voltadas para formação da juventude e projetos de qualificação profissional como criadouros de oportunidade em tempos de retração econômica. Além disso, destacou a necessidade de retomada de ações que impulsionem e simplifiquem os processos de regularização fundiária no município.
“A regularização fundiária precisa ser retomada. Todos nos temos sonho de ter uma escritura. Na Serra, aproximadamente 42 bairros possuem áreas com moradias sem titularidade de escrituras. O morador não pode passar vários anos para conseguir fazer sua regularização”, disse.
Direito à moradia
A regularização fundiária de interesse social de imóveis garante à população de baixa renda o direito à moradia. As ocupações irregulares existem em quase todas as cidades brasileiras. São formadas, em sua maioria, por população de baixa renda, que, em geral, não tem acesso à habitação formal. Os moradores destes locais vivem em situação de insegurança, não têm título de propriedade, não podem acessar linhas de crédito para realizar melhorias na sua moradia. A regularização fundiária possibilitará que esses moradores permaneçam, legalmente e de forma definitiva, nos imóveis que atualmente residem.
Próximo encontro
Depois de quatro edições temáticas, a série encontros iniciou ciclo de agendas em localidades polo da cidade. Planalto Serrano foi o terceiro bairro visitado. Na próxima segunda (13) será a vez das comunidades de Serra Dourada, Novo Porto Canoa e Porto Dourado.