Comissão de Educação vai discutir a ocupação nas escolas

Atuação Destaque Imprensa

Nos últimos meses acompanhamos o crescente movimento de ocupação das escolas pelos estudantes da rede estadual. Mais de cinco estados brasileiros foram afetados pelas ocupações. No principal ponto da pauta de reivindicações, os estudantes se manifestam contra a reorganização das escolas e reivindicam melhorias na merenda e na infraestrutura das escolas.

Para que o assunto seja discutido na Comissão de Educação da Câmara dos deputados, foi aprovado o requerimento 199/2016 do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES).

“Nosso objetivo com essa audiência não é fazer nenhum questionamento ideológico. Mas precisamos ouvir representantes do Ministério da Educação para debater os recursos federais que estão sendo repassados para as escolas estaduais. Discutir e entender a ocupação das escolas assim como a transparência destes recursos é primordial”, afirmou Sergio Vidigal.

Foram convidados para a audiência o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura, o Coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE), o Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Social (FNDE), o Presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e o Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED).

Se manifestaram favoráveis ao requerimento do pedetista os deputados Glauber Braga, Professora Dorinha, Aliel Machado, Ana Perugini e Angelim. Em um primeiro momento o deputado Sergio Vidigal encontrou dificuldade para aprovação do requerimento. É que grande parte da bancada de São Paulo e da base aliada no novo governo se recusaram a permitir que os estudantes sejam chamados e o assunto discutido. A expectativa é que a reunião ocorra no mês de julho.