Sessão solene vai homenagear os 50 anos da Emescam

Sessão solene vai homenagear os 50 anos da Emescam

Atuação Destaque

Os 50 anos da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) serão celebrados em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados. A solenidade acontecerá no próximo dia 22.

A realização da homenagem foi solicitada pelo deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES). Formado em medicina pela Emescam, Sergio Vidigal destaca que a instituição representa um marco no ensino na área de saúde no Brasil.

“É com alegria que vamos homenagear os 50 anos da Emescam, uma das mais capacitadas instituições de ensino na área de saúde do país. Esta data merece ser comemorada da forma mais ampla e abrangente possível. São incontáveis os serviços que a entidade presta ao estado do Espírito Santo e ao país”, comentou o deputado.

Importante destacar que a Emescam integra um conjunto de sete instituições administradas pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, todas vinculadas à saúde e ao bem-estar da população capixaba.

Vidigal também ressalta que a Santa Casa de Misericórdia de Vitória é a segunda mais antiga do país, tendo iniciado suas atividades em 1545, ainda no início da colonização portuguesa do Brasil.

“A instituição cumpre o seu papel que é oferecer serviços de assistência à saúde, formar e qualificar recursos humanos, desenvolvendo ações integradas de saúde, com ênfase nos objetivos da filantropia, ensino e pesquisa”, disse o parlamentar.

A demonstração deste vínculo com o assistencialismo está no fato de que o principal parceiro do Hospital consiste no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da contratualização, responsável por 92% do atendimento.

História

A Emescam foi criada por um ato da Mesa Administrativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ainda em 1966, e sua gestação durou dois anos de luta para que seus diretores obtivessem as autorizações necessárias e a disponibilização de estrutura.

Desde a sua criação em 1966 até a abertura da Faculdade, foram realizadas diversas viagens à Brasília e ao Rio de Janeiro, até que fosse conquistada a autorização para o funcionamento da instituição junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).

E, assim, a Emescam revolucionou o ensino da Medicina e da formação de médicos no Espírito Santo. Hoje, a instituição conta com milhares de médicos formados, atuando nos diversos estados brasileiros e países.

Ao longo dos anos, a faculdade instituiu outros cursos: em 1999, foi inaugurado no curso de Fisioterapia. Em 2002, o curso de Enfermagem e o curso de Serviço Social, em 2003. Além disso, a instituição apresenta várias opções de curso de Pós-graduação voltadas para profissionais destas áreas de conhecimento.