O Ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, vai falar na Câmara dos Deputados sobre os desvios de investimentos na EF-118.
A presença do ministro em audiência pública atende a um pedido do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES). A medida está em requerimento aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, nesta terça-feria (8).
O ministro vai prestar esclarecimentos sobre a transferência de investimentos com a renovação antecipada da concessão da estrada de ferro Vitória-Minas. E, assim, para realizar a construção da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico).
“Não podemos admitir uma decisão irresponsável como esta! Porque precisamos utilizar os recursos na implantação da EF-118”, defendeu Sergio Vidigal.
O deputado reitera que esta é uma obra importante para levar a malha ferroviária até o Porto Central.
“Esta obra será responsável por melhorar a nossa infraestrutura e logística para atração de novos investimentos. Portanto, gerando mais oportunidades aos capixabas”, comentou.
O pedetista lembrou ainda que o transporte de minério de ferro traz impactos ambientais e sociais para o Estado do Espírito Santo.
A data da audiência ainda será definida.
Desvios
No dia 2 de julho, o Conselho do Programa de Parcerias de Infraestrutura (PPI) da Presidência anunciou como se dará a contrapartida da Vale. E, assim, esta renovar antecipadamente a concessão da Vitória-Minas será construir a Ferrovia de Integração Centro-Oeste.
Esta de para renovar antecipadamente a concessão da Vitória-Minas será construir a Ferrovia de Integração Centro-Oeste. O empreendimento ligará Água Boa, em Mato Grosso, ao entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, em Campinorte, Goiás.
Recentemente, a Justiça afastou as chances de o Estado ganhar a ferrovia. Este Poder afirmou que a União, ao negociar a prorrogação, pode pedir investimentos em qualquer região do país, levando em consideração a contrapartida da empresa.