A Fundação Hospital e Maternidade São Camilo, em Aracruz, foi beneficiada com recursos provenientes de emendas parlamentares do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES).
O valor está orçado em R$ 200 mil e contemplará a aquisição de equipamentos hospitalares e materiais permanentes para o hospital.
“Dessa forma, a emenda vai possibilitar a aquisição de equipamentos, melhorando o atendimento à população e mais a qualidade de vida da população local e região atendida”, comemorou Sérgio Vidigal.
O Hospital São Camilo, além de atender Aracruz, presta serviços à região compreendida pelos municípios de Ibiraçu, João Neiva, Fundão e Santa Teresa.
Conheça o Hospital
O São Camilo foi criado oficialmente em 15 de maio de 1967, quando se caracterizou seu corpo de sócios fundadores, que na época eram 38 pessoas que se reuniram no salão Nobre do então Ginásio de Sauaçu para aprovar e esboço de estatuto e eleger a primeira diretoria.
Atualmente, o hospital possui 358 colaboradores, 92 médicos e 130 leitos, dos quais 101 são destinados ao SUS. O São Camilo vem passando por um processo de melhoria na estrutura física, ampliação da sua capacidade instalada e complexidade de prestação de serviços a saúde da população, de modo a oferecer um atendimento humanizado e de qualidade.
O Hospital São Camilo possui os seguintes serviços: Pronto Atendimento SUS (Adulto, Infantil, Obstétrico e Ortopédico); Pronto Atendimento Particular e Convênio (Adulto, Infantil, Obstétrico e Ortopédico) e UTI Adulto.
Também dispõe de UADC (Unidade de Alta Dependência de Cuidados);
Maternidade Risco Habitual; Berçário; Unidade de Internação em Pediatria; Unidade de Internação em clínica Médica e Cirúrgica (Geral, Ginecologia, Ortopédica, Vascular, Neurocirurgia entre outras especializadas).
Conheça Aracruz
O território do atual município de Aracruz era primitivamente habitado pelos índios temiminós, chefiados pelo histórico cacique Maracaiaguaçu (gato grande do mato).
Em 1556, o Padre Brás Lourenço, auxiliado pelo Padre Diogo Jácome, fundou um núcleo de catequese, com o nome de Aldeia Nova, para onde atraiu várias tribos, entre elas a do cacique Maracaiaguaçu.
Posteriormente, com a fundação da Aldeia dos Reis Magos, hoje Nova Almeida, o núcleo passou a denominar-se Aldeia Velha. Em 1948, a sede do município foi transferida para localidade de Sauaçu, que teve, em 1953, a denominação alterada, em definitivo, para Aracruz.
Fonte: IBGE