Nesta quarta-feira (23), são comemorados 484 anos de Colonização do Solo Espírito-Santense. A data também representa o aniversário do município de Vila Velha.
Por ocasião desta data, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) homenageou esse fato tão importante.
Durante pronunciamento, Vidigal relembrou como foi essa trajetória no Estado do Espírito Santo.
“Era o dia 23 de maio, um domingo, quando a caravela comandada pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho atracava nas proximidades do nosso Estado, onde posteriormente se construiria o Convento da Penha”, comentou.
O deputado também destacou as contribuições dos portugueses para o Estado, entre eles, “idioma, costumes, construíram vilas e cidades”.
O pedetista ressalta que, além de portugueses, africanos e indígenas que já residiam em terras capixabas, o nosso Estado recebeu imigrantes de diversas partes da Europa, principalmente da Alemanha e da Itália, que deram os traços principais da nossa cultura.
“Historiar esses fatos tão importantes para o nosso Estado em muito me alegra. E não posso deixar de expressar aqui a minha gratidão, onde eu nasci, me consolidei profissionalmente, onde ainda construí família, como também a minha trajetória na vida pública”, ponderou.
Parabéns, Espírito Santo!
O parlamentar ainda parabenizou o Estado, que apresenta bons índices relacionados à economia, educação e saúde.
Finalizando o discurso, destaca outro fato histórico, o qual se trata dos os 129 anos do Diário Oficial do Espírito Santo, comemorados hoje.
Ações
Na área orçamentária, o parlamentar viabilizou mais de R$ 195 milhões em destinação de emendas parlamentares, que contemplaram todos os municípios do nosso Estado.
Destaca-se também uma recente conquista para o Estado. Trata-se da assinatura da ordem de serviço das obras do Contorno do Mestre Álvaro, no valor de R$ 290 milhões.
“Uma obra tão sonhada, não só pelos serranos, mas por todos os capixabas”, disse.
Há ainda as inúmeras proposições, de sua autoria, que tramitam na Câmara dos Deputados, outras tantas que relatou.
Assim, cita-se os dois projetos que se tornaram normas jurídicas. São elas a Lei 13.505 de 8 de novembro de 2017, que aprimora o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e também a Lei 13.617 de 11 janeiro de 2018, a qual reconheceu o município de Santa Teresa como pioneiro da imigração italiana no Brasil.