Sérgio Vidigal participa de reunião com reitoria da Ufes nesta segunda-feira (3)

Vidigal participa de reunião com reitoria da Ufes nesta segunda (3)

Destaque Educação Imprensa

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) participou, nesta segunda-feira (3), de reunião com o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte, e demais membros da pró-reitoria.

Assim, na oportunidade, os membros da reitoria fizeram uma apresentação com os números da Universidade, pesquisas e serviços prestados a sociedade.

“Foi uma excelente oportunidade para conhecermos os serviços que a universidade está prestando para a sociedade. Quero também reiterar o compromisso do nosso mandato em investir em educação”, comentou Sérgio Vidigal.

Durante o encontro, Vidigal ainda reforçou o convite ao reitor para participar de uma audiência pública em Brasília para debater o contingenciamento de recursos para as universidades federais e institutos federais.

Com o contingenciamento de recursos, a Ufes pode perder R$ 47 milhões. Hoje, 60% dos alunos da Universidade tem renda de até um salário mínimo e meio.

“Portanto, o que reforça a importância de evitar que os cortes atinjam esses alunos. Educação não é gasto, é investimento!”, comentou.

Contingenciamento

No final de abril, o Ministério da Educação (MEC) bloqueou uma parte do orçamento das 63 universidades e dos 38 institutos federais de ensino.

Segundo o Governo Federal, o corte foi aplicado sobre gastos não obrigatórios, como água, luz, terceirizados, obras, equipamentos e realização de pesquisas.

Porém, despesas obrigatórias, como assistência estudantil e pagamento de salários e aposentadorias, não foram afetadas.

Ufes em Números

A Ufes é a única universidade pública no Estado do Espírito Santo e conta com quatro campi: dois na capital (Goiabeiras e Maruípe) e dois no interior (São Mateus e Alegre).

A Instituição oferece 103 cursos de graduação presencial e nove cursos à distância, além disso, possui 93 cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado). No total, são 5.004 vagas anuais nos quatro campi.

O número de estudantes matriculados é de 21.146, são 1.768 professores efetivos e 2.068 servidores técnico-administrativos.