Sérgio Vidigal homenageia Leonel Brizola em sessão solene

Sérgio Vidigal homenageia Leonel Brizola em sessão solene

Atuação Destaque

Sessão solene, que foi realizada nesta quarta-feira (03), lembrou os 15 anos de falecimento do fundador e líder do PDT, Leonel de Moura Brizola.

Durante a solenidade, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) destacou em seu discurso uma das frases célebres de Leonel Brizola:

“A educação é o único caminho para emancipar o homem. Desenvolvimento sem educação é criação de riquezas apenas para alguns privilegiados.“

E completou: “Vocês acham que é assim que o Brasil vive hoje? Está aqui o que Leonel Brizola já identificava para este País”.

Trajetória

Vidigal ainda relembrou a trajetória de Brizola, a qual tanto contribuiu para o PDT, para a consolidação de um estado democrático e tendo, entre as suas bandeiras, a defesa pela educação.

“O Brasil sempre possuiu estadistas que trabalhavam em prol de um país melhor, mais justo para todos. Leonel Brizola, o brasileiro hoje homenageado, é exemplo disso”, disse Vidigal.

Assim, Brizola foi deputado estadual, deputado federal pelo Rio Grande do Sul e pela Guanabara, à época, estado brasileiro de 1960 a 1975, que existiu no território correspondente à atual localização do município do Rio de Janeiro. Ainda ocupou o cargo de prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro.

Outro fato que marcou sua vida política foi no início de 1984, quando engajou-se nas manifestações das Diretas Já, organizando o famoso Comício da Candelária.

Logo, na campanha presidencial de 1989, ficou em terceiro lugar com apoio massivo da população dos Estados que governou: o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro.

Brizola vive!

O parlamentar ressalta que, esse breve relato da vida de um brasileiro mostra o quão “extraordinário” foi a vida de Leonel Brizola. Disse ainda que, acima de tudo, sempre trabalhou em benefício do Brasil, dos interesses do país.

Em 21 de junho de 2004, essa trajetória teve seu fim.

“Trago esse breve relato da vida de um extraordinário brasileiro para mostrar as novas gerações esperança de dias melhores”, ponderou.

E encerrou seu pronunciamento: “Nós sabemos que Leonel Brizola vive! Vive nas nossas memórias, vive na nossa história!”