Projeto de Lei institui a semana de conscientização pelo uso de dispositivos eletrônicos por crianças

Projeto de lei institui a semana de conscientização pelo uso de dispositivos eletrônicos por crianças

Imprensa Saúde Tecnologia

Crianças com menos de dois anos não devem ser expostas às telas digitais (celulares, computadores e tablets), principalmente durante as refeições ou de 1 a 2 horas antes de dormir, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Assim, visando proteger e defender a saúde das crianças, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) apresentou o Projeto de Lei PL 5372/2019, que visa instituir “A Semana de Conscientização e Prevenção dos Males causados pelo uso precoce e de longa duração de Dispositivos Eletrônicos por Bebês e Crianças”.

De acordo com o projeto, a data deverá ser celebrada, anualmente, na primeira semana de novembro.

Sérgio Vidigal comenta que, uma das formas de prevenir problemas de saúde (entre eles na visão), que são causados pela exposição aos dispositivos é limitar o uso das telas, o que vale para todos os públicos.

E ainda se faz necessário estimular o contato com o mundo real uma vez que as atividades ao ar livre favorecem o desenvolvimento cognitivo de outras áreas, não somete a visual.

“Sendo assim, é fundamental a realização de campanhas de prevenção que incentivem as crianças a realizarem atividades ao ar livre diariamente, além disso, não aproximar demais os olhos dos celulares, tablets e computadores, entre outras medidas”, comentou Vidigal.

Dados

A Academia Americana de Pediatria, em estudos já confirmados, comprova que a exposição às telas não contribui para o aprendizado de bebês, enfatizando que estes aprendem melhor com as experiências da realidade.

Explorar o mundo ao vivo e sem telas melhora a coordenação e a visão desses bebês, sendo essencial o aprendizado de conceitos enquanto interagem com pessoas e objetos reis. Celulares nãos são brinquedos, e os bebês não devem interagir com eles e muito menos leva-los à boca.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a principal fase em que o olho se desenvolve vai do nascimento até três anos de idade, tornando-os mais vulneráveis ao excesso do uso de telas, e isto inclui a radiação emitida pelo celular, computador, tablete e TV.

Assim sendo, as telas exercem uma influência direta na visão, pois nesta fase ocorre modificação da lente, córnea e o cristalino.