Em visita à Afecc, Vidigal garante mais recursos para o tratamento contra o câncer (visita do dia 26.01)

Em visita à Afecc, Vidigal garante mais recursos para o tratamento contra o câncer

Imprensa Saúde

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) visitou, nesta sexta-feira (24), a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), no Hospital Santa Rita, em Vitória.

Na oportunidade, Sérgio Vidigal garantiu recurso no valor de R$ 1 milhão ao Orçamento Geral (OGU) de 2020 para a Afecc. Importante destacar que o deputado destinou R$ 2,1 milhões em recursos para a associação ao longo dos seus dois mandatos.

Durante a visita, Vidigal ouviu as demandas da Afecc e, preocupada com a qualidade no atendimento, a direção do hospital solicitou recursos para o tratamento de cânceres de colo de útero, pulmão, mama, próstata, entre outros.

“A saúde em primeiro lugar! Como médico, sei da importância no investimento para saúde, por isso, garantimos que o nosso mandato vai trabalhar de forma a proporcionar um tratamento de maior qualidade aos capixabas”, comentou Vidigal.

Uma das demandas urgentes é a substituição da braquiterapia, que é um equipamento de grande relevância para o tratamento do câncer.

“É um equipamento que vai proporcionar mais qualidade e menos efeitos colaterais ao paciente com câncer”, disse.

Participaram da reunião: a presidente da Afecc, Marilucia Dalla, o diretor-geral do hospital, Carlos Lobato, a diretora assistencial, Carmem Mariano, a gerente da radioterapia, Beatriz Zandonade, a gerente de Relações Institucionais, Renata Louzada, o médico da radioterapia, Dr. Carlos Rebelo, diretor clínico, Dr. Alexandre Tironi, a diretora técnica, Dra. Daniela Mattedi, a diretora operacional, Weslene Moura, e o diretor financeiro, Juliano Campos.

Agradecimento

A presidente da Afecc, Marilúcia Dalla, comemorou a visita feita pelo deputado. “Nós estamos felizes com a visita de Dr. Sérgio Vidigal! Ele é um amigo da Afecc e demonstra isso estando aqui hoje”, disse.

Marilúcia Dalla comentou ainda que a entidade sempre conta com o trabalho do parlamentar.

“Nós sempre podemos contar com ele, queremos aproximar muito mais, poder contar cada vez mais. E essa ajuda que ele vai nos dar, essa atenção que ele está tendo com a Afecc vai direto para os nossos pacientes. Ele vai mudar a vida totalmente desses pacientes. Então, o nosso agradecimento de coração”, comentou.

Conheça a braquiterapia

A braquiterapia HDR é frequentemente utilizada para tratar cânceres ginecológicos, de pulmão, mama, próstata e câncer de cabeça e pescoço. É geralmente realizada em regime ambulatorial, ou seja, normalmente são realizadas apenas algumas sessões de tratamento.