A Universidade Federal do Espírito Santo inaugurou, nesta segunda-feira (16), duas usinas solares fotovoltaicas.
Presidente da Frente Parlamentar Mista de Incentivo à Geração de Energia Renovável, Sérgio Vidigal sabe o quanto o investimento é importante para aumentar a oferta de energia limpa.
“A instalação da usina fotovoltaica na Ufes será importante para a economia de energia, além disso a universidade será referência e estimulará outras instituições públicas a seguirem o mesmo caminho”, comentou Vidigal.
A instalação foi possível por meio de emenda impositiva da bancada capixaba no valor de R$ 18.091.455,08.
A Usina
A usina tem 17 mil painéis divididos em Goiabeiras e Maruípe que vão produzir aproximadamente 7.726,22 MWh/ano, gerando uma economia de 30% que significa R$ 5 milhões anuais na conta de energia da universidade.
Vale lembrar que a primeira instalação foi feita no IFES Campus Serra, inaugurada em março de 2019. Esta foi possível por meio de emenda parlamentar de Sérgio Vidigal.
Já estão sendo realizados os estudos para implantação de novas usinas nos campi de Alegre e São Mateus.
Mas, apesar de ainda não possuírem usinas solares fotovoltaicas, esses campi também serão beneficiados, pois a geração de energia elétrica das usinas de Goiabeiras e Maruípe atenderão toda a Universidade, por meio do sistema de créditos.
De acordo com a Resolução nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema transforma em créditos toda energia gerada e não consumida, que podem ser descontados nas contas de energia elétrica posteriores da mesma unidade ou de qualquer outra indicada pelo proprietário da usina.