Para discutir a relação entre o Zika Vírus e os casos de microcefalia no Brasil, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) protocolou requerimento 269/2015 solicitando uma audiência pública na Comissão Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Na oportunidade serão convidados para o debate representantes do Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e do Instituto Evandro Chagas.
Na justificativa do requerimento, Vidigal ressalta que até o início deste mês foram registrados mais de 2.400 casos suspeitos de microcefalia em 20 estados da Federação.
“O país tem assistido com perplexidade a epidemia de microcefalia, que tem sido atribuída ao Zica Vírus, transmitido pelo Aedes Aegypti. No entanto, a associação entre esse vírus e a microcefalia não havia sido descrita na literatura científica, o que torna as questões técnicas da epidemia desconhecida”, afirmou Vidigal.
O parlamentar ainda ressaltou que diante da gravidade das consequências da microcefalia se faz oportuno e relevante debater o tema com especialistas que divulguem as informações disponíveis. A data da audiência ainda será marcada tão logo o requerimento seja aprovado.