Audiência para ampliar investimentos em energia limpa

Atuação Imprensa

Para discutir ações e estratégias para ampliar investimentos para a Geração de Eletricidade por meio de Energias Renováveis no País, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) apresentou um requerimento na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Vivemos em um país onde predomina a geração de energia em usinas hidrelétricas, mas em meio à crise hidráulica estudos demonstram que seria possível aumentar em pelo menos 40% a participação de fontes renováveis alternativas como a eólica, biomassa e PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) nos leilões de energia nova.

“Estrategicamente falando, o Brasil possui uma série de características naturais favoráveis, pois é um dos países mais ricos no mundo em incidência de raios, ventos, e maior produtor de biomassa. Temos ainda baixa variação média do sol ao longo do ano e terras disponíveis, o que aumenta nosso potencial de produção de energia solar”, afirmou.

O pedetista ainda ressaltou que o potencial dessas fontes é imenso e pouco aproveitado.

“Havendo políticas públicas para o setor, o governo brasileiro tem como promover as ações para atender a uma significativa parte das demandas de eletricidade do país a partir de fontes limpas e de baixo impacto ambiental”, finalizou. A expectativa é de que a audiência aconteça em junho.