O deputado federal Sergio Vidigal (PDT/ES) em reunião com os demais parlamentares que compõem a Comissão Externa de Fiscalização da Concessionária ECO 101, se reuniram na tarde desta terça-feira (27). No encontro os deputados decidiram que vão protocolar uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) para que sejam apurados os responsáveis e aplicadas as cabíveis punições.
“É preciso apurar com vigor as causas do acidente, e o Ministério Público Federal poderá nos auxiliar nessa tarefa. Não descartamos uma CPI na Câmara dos Deputados para apurar os responsáveis pelo acidente grave que vitimou 23 pessoas”, explica Vidigal.
Na última sexta-feira (23), um acidente grave no km 343 da BR-101, em Guarapari, deixou 23 mortos e 21 feridos. Para investigar os possíveis responsáveis pelo grave acidente, a Comissão Externa realizará uma audiência pública na próxima terça-feira (04/07). A audiência pública deverá abordar ainda os atrasos nas obras e o funcionamento das balanças de pesagem.
Sergio Vidigal defende que é necessário que todos os órgãos fiscalizadores envolvidos sejam convocados para prestar esclarecimentos. O deputado propôs que representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF) seja convocado.
“Não adianta fazer a ampliação de vias, se não tiver fiscalização efetiva, tanto nos veículos que trafegam na via, quanto aos condutores. O sentimento que tenho é que o maior responsável por este acidente está relacionado à falha humana associada a uma série de fatores, como a má condição do veículo”, salienta Vidigal.
PGR
Parlamentares que compõem a Comissão Externa também decidiram entregar novas denúncias que serão incluídas na investigação que já corre na Procuradoria-Geral da República (PGR).