Médico por formação, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) é membro titular da comissão externa da Câmara dos Deputados, que foi criada para acompanhar os desdobramentos do surto de zika vírus no país e sua relação com a microcefalia.
Para ampliar os debates e encontrar estratégias para diminuir os efeitos do surto no dia a dia da população mais carente, o deputado Sergio Vidigal protocolou dois requerimentos que foram aprovados hoje na Comissão Externa que debate o zika vírus.
O primeiro solicita a realização de audiência pública a fim de debater problemas e soluções para a doação de sangue no contexto de epidemia pelo vírus Zika no Brasil.Para esta audiência, Vidigal solicita a presença dos seguintes palestrantes: Alberto Beltrame, Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde; Meiruze Sousa Freitas, Superintendente de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANIVSA); Dimas Tadeu Covas, Presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH); e José Iran Costa Júnior, Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco.
O segundo requerimento pede audiência pública com representante da Rede SARAH de Hospitais do Aparelho Locomotor para apresentar o trabalho da instituição com bebês com microcefalia.
“A Rede SARAH é uma das mais importantes instituições públicas especializadas em diagnóstico, tratamento e reabilitação do aparelho locomotor, conta hoje com 9 hospitais, em 8 unidades da federação, e atende, entre outros, a pacientes portadores de síndrome de microcefalia, inclusive bebês. Precisamos da ajuda desta importante entidade na luta contra a microcefalia”, ressalta Vidigal.