Deputado cobra plano nacional de prevenção do suicídio

Atuação Imprensa

Na tarde desta terça-feira (15), o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES), em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, cobrou a implementação plano nacional de prevenção do suicídio. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pessoa se suicida a cada 40 segundos.

“O último dia 10 de setembro foi o dia internacional de prevenção ao suicídio, uma epidemia silenciosa que atinge a milhares de pessoas e a milhares de brasileiros. A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no mundo, segundo estimativa da OMS”, apresentou o deputado. O pedetista lembrou que, em 2006, o Ministério da Saúde concebeu o plano de ação denominado Estratégia de Diretrizes Nacionais de Prevenção do Suicídio. “Infelizmente, essa portaria ainda continua no papel.”

Além do plano do Ministério da Saúde, a OMS estabeleceu uma meta para que, até 2020, a taxa de suicídio, em todo o planeta, seja reduzida em 10%. “Para isso, foi criado o Setembro Amarelo, para trabalharmos formas de prevenção ao suicídio”, pontuou.

Vidigal chama a atenção sobre o “relevante tema que, por sua gravidade, merece mais visibilidade e atenção das autoridades e do nosso Parlamento.” O parlamentar  destacou que o Brasil, nas últimas décadas, observou o crescimento ininterrupto dos casos de suicídio. Em apenas 10 anos, o número de suicídios aumentou mais de 10%. Em 2012, o Brasil contabilizou quase 12 mil casos de suicídio: 2.600 do sexo feminino e aproximadamente 9.200 do sexo masculino.

Por fim, o capixaba ponderou que o suicídio é evitável em 90% dos casos. “Sabemos que a maior causa de suicídio no Brasil é a depressão, posteriormente à depressão é exatamente a adição de drogas ou de álcool. Quero fazer um apelo para que possamos implementar de fato essa portaria, para que a gente possa combater o suicídio, que infelizmente atinge centenas de milhares de brasileiros.”, finalizou o deputado.