Como vai funcionar a lei com direitos aos portadores de neurofibromatose

Atuação Destaque

Como vai funcionar a lei que garante direitos aos portadores de neurofibromatose? O projeto de lei (PL 39/15) equipara a neurofibromatose a outras deficiências físicas e intelectuais para garantir os mesmos direitos e benefícios sociais determinados na Constituição. A proposta recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora segue para o Senado.

Com o parecer favorável na CCJ, surgiram muitas dúvidas sobre quando passa a valer os direitos para os portadores de neurofibromatose.

Por isso, é preciso esclarecer que agora que recebeu parecer favorável na comissão, esse é o último passo de tramitação da proposta na Câmara dos Deputados.

Antes de passar pela CCJ, a proposta foi aprovada na Comissão de Seguridade e Família (CSSF), Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD).

Quando a proposta segue para Senado?

Após ser aprovado de forma definitiva na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, o projeto de lei 39/2015 vai começar a tramitar no Senado. Lá, o primeiro passo é ser avaliado pela presidência, que vai designar em quais comissões a proposta vai tramitar.

Logo, existe uma tendência que no Senado a proposta tramite pelas mesmas comissões que tramitou na Câmara dos Deputados.

Quando a proposta de direitos da neurofibromatose será sancionado?

Depois de tramitar no Senado, caso a proposta não sofra nenhuma alteração, ela segue para a sanção presidencial. No entanto, se tiver alteração, ela volta a tramitar nas comissões da Câmara dos Deputados.

Quais os direitos são garantidos com a aprovação da lei?

O projeto de lei 39/2015, determina que os portadores de neurofibromatose terão os mesmos direitos de deficientes. Portanto, são direitos como aposentadoria e demais benefícios sociais assegurados na Constituição Brasileira.

O projeto terá impacto fiscal?

A Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados informou que os benefícios já vêm sendo reconhecidos judicialmente. Portanto, o impacto fiscal não será significativo.

O que é a neurofibromatose?

A neurofibromatose é uma doença genética que pode causar tumores na pele e no sistema nervoso, problemas de crescimento e de aprendizagem, defeitos ósseos e uma série de outros danos à saúde. Assim, a doença acomete uma a cada três mil crianças nascidas vivas.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a neurofibromatose? Portanto, não deixe de compartilhar com os amigos essas informações.