Encontros: Um novo pacto pela educação

Atuação Imprensa

A série “Encontros”, iniciada pelo PDT da Serra para debater os desafios da cidade, chega ao seu quarto evento temático. Na noite de segunda-feira (16), professores, estudantes e moradores conversaram sobre educação. Ou melhor, sobre como atualizar os processos de gestão e aprendizado nas escolas públicas do município. Em tempos de internet, o tradicional quadro negro ganhou o auxílio de celulares e até dos videogames.

O presidente estadual do PDT, deputado federal Sergio Vidigal, abriu o evento. Corroborou a necessidade de modernização dos processos de ensino, mas elencou como fundamental a elaboração de um novo modelo de gestão na educação. O parlamentar mensura o desafio tendo como parâmetro um projeto que contemple uma rede de ensino que possui grande abrangência.

Em 1996 a Serra tinha 270 mil habitantes e 22 mil alunos matriculados nas escolas municipais. Hoje a cidade, com aproximadamente 500 mil habitantes, possui 66 mil alunos matriculados na rede pública municipal. São 4,5 mil profissionais de educação trabalhando nas unidades do município. Para melhorar uma gestão de ensino e aprendizado que envolve tanta gente, Vidigal acredita ser necessário debater um novo projeto com todos os envolvidos: professores, alunos e comunidade.

“Tem gente que diz que educação não é barato, experimenta a ignorância pra ver quanto custa! O melhor investimento é a educação. Nós, da Serra, temos que nos unir e buscar um novo modelo de gestão pública na educação e demais setores. Não é só falta de recursos, é falta de gestão. Precisamos aumentar a oferta de ensino de qualidade e valorizar os profissionais”, acredita o deputado.

encontroseducacao21

Novo modelo
O evento da série “Encontros” foi realizado no auditório da Faculdade do Centro Leste (UCL), na Serra. O professor Sandro Lobato foi o palestrante. O especialista abordou os novos mecanismos de aprendizado na palestra “Educação: o cidadão do futuro em nossas mãos”, bem como defendeu o planejamento estratégico como forma de alcançar melhores resultados no sistema educacional. Além disso, elencou o ensino on-line como ferramenta de auxílio ao conteúdo ministrado em sala de aula e equalizador das diferenças de aprendizado que, muitas vezes, fazem um jovem deixar os estudos.

encontroseducacao26“A rede estadual e municipal da Serra precisam organizar plataformas de suporte ao ensino presencial. Assim não desistiremos de nenhum aluno que não conseguiu acompanhar os demais”, disse o professor. “Essa juventude de hoje nasce conectada, com celular na mão. Precisamos avaliar nossa metodologia de ensino e, por exemplo, utilizar jogos para melhoria do aprendizado”, complementou. Sandro atualmente é diretor de Marketing e docente de Graduação e Pós-Graduação da UCL.