Exigência para farmácias populares exporem lista de medicamentos. A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o Projeto de Lei (PL) 37/15, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), que obriga as farmácias e drogarias que participam do programa Farmácia Popular a afixar em suas dependências a relação e o valor dos medicamentos contemplados pelo programa.
Vidigal acredita que a aprovação do projeto vai facilitar a vida dos usuários da farmácia popular. “Criamos o projeto para facilitar a vida dos usuários da Farmácia. Desta forma, ele saberá exatamente quanto desembolsar para arcar com os custos”, esclarece o pedetista.
O Farmácia Popular é um programa do governo federal que facilita o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns, como diabetes e hipertensão, com uma redução de até 90% do valor de mercado. Os remédios são subsidiados pelo governo, que possui uma rede própria de farmácias populares e parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada “Aqui tem Farmácia Popular”.
O parecer do relator, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), foi favorável à proposta, com emenda. “Muitos usuários de medicamentos desconhecem quais produtos são subsidiados pelo Poder Público no âmbito do programa”, justificou. A emenda determina que a lista seja publicada “em local de ampla visibilidade”.
O deputado Sergio Vidigal ainda afirmou que vai pressionar o governo para que o repasse de recursos para o programa não seja diminuído.
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.