Inaugurada usina fotovoltaica no Ifes Campus Serra

Inaugurada usina fotovoltaica no Ifes Campus Serra

Atuação Destaque

Com emenda parlamentar do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Serra, instalou uma Usina de Minigeração de Energia Solar Fotovoltaica. A inauguração aconteceu nesta segunda-feira (11).

Esta está conectada à rede elétrica do campus e à rede elétrica da concessionária.

Sendo assim, Sérgio Vidigal comenta que o investimento foi de R$ 490 mil. O deputado destaca que a usina vai proporcionar economia com o consumo de energia.

Esse será um projeto piloto para incentivar a implantação nos equipamentos públicos. O mais importante é que com a implantação da usina solar, o IFES da Serra vai abrir vagas para qualificação de mão de obra nesta área. Assim, vamos estimular mais investimentos e gerar mais empregos”, disse Vidigal, o qual é presidente da Frente Parlamentar de Incentivo à Geração de Energias Renováveis.

Priemeira usina

Importante destacar que, o Campus Serra está implantando a primeira usina fotovoltaica do Ifes, a qual tem a capacidade de geração entre 750 a 800 kWh por dia.

Os números, portanto, representam uma economia média de 40% em kWh na conta de energia elétrica do Campus.

Mais tecnologia

De acordo com o Diretor da instituição, o professor José Geraldo Orlandi, esta usina será essencial para os trabalhos voltados para a área de tecnologia.

“Nossos sinceros agradecimentos ao Deputado Federal Sérgio Vidigal, pelo constante apoio dado ao Campus Serra. A usina fotovoltaica é a primeira do Ifes e com a sua operação haverá uma redução da despesa com energia elétrica. Ademais, proporcionará a divulgação da tecnologia fotovoltaica e da oferta de cursos específicos nesta área tecnológica tão importante”, destacou José Geraldo Orlandi.

A Usina

A aquisição e instalação da usina se justifica em três vertentes, as quais são: redução de despesas com custeio, divulgação da tecnologia fotovoltaica e capacitação de pessoas, conforme descritas a seguir:

A instalação de uma usina de minigeração de energia solar fotovoltaica provém uma redução significativa do consumo de energia elétrica.

Desta forma, o sistema de minigeração está instalado nos telhados dos blocos 03 e 09, ocupa uma área de 850 m2. Além disso, é composto por 425 painéis solares de 330 Wp (potência total de 140,25 kWp), três inversores de 35 kW e um inversor de 14 kW (potência total trifásica 127/220 V, 60 Hz de 119 kW). E também das proteções elétricas, cabos e outros dispositivos elétricos.

Em testes iniciais em dias ensolarados, a energia média diária gerada foi de 750 kWh. Logo, isso representa uma economia média de 40% em kWh na conta de energia elétrica do Ifes Campus Serra. Tal medida significa uma redução diária de R$ 442,53.

Clique aqui para acompanhar a produção da usina fotovoltaica.

Divulgação da tecnologia fotovoltaica

O Ifes Campus Serra, por ser uma instituição de excelência educacional, torna-se no Espírito Santo um centro de referência de divulgação das tecnologias de sistemas de energia solar fotovoltaica.

Neste contexto, o campus atrai visitantes, principalmente alunos de outras escolas, alavanca pesquisas neste segmento e estimula a adoção deste sistema em outras instituições.

Capacitação

O Ifes Campus Serra tem a educação profissional como foco de atuação. E a existência de uma usina de minigeração de energia solar fotovoltaica se incorpora aos processos de ensino e aprendizagem da escola.

Então, a instituição contribui para a formação profissional na área de energia fotovoltaica, através da oferta de cursos de extensão e de especialização técnica para a comunidade.

Atualmente, o Campus Serra tem 1500 alunos, 99 docentes e 65 técnicos administrativos. Está em franca fase de crescimento da infraestrutura de salas de aulas, salas administrativas, laboratórios e outras áreas.

Do mesmo modo, o Campus oferta cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, Técnicos Concomitantes/Subsequentes, Superiores e Mestrados Profissionais nas áreas de Informática e Automação Industrial.