Membro da Comissão Externa que fiscaliza a ECO 101, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) cobrou da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) as cópias de todos os documentos que contenham os acordos firmados com a concessionária. A empresa é responsável pelas obras da BR 101/ES.
O pedido foi feito ao diretor da ANTT, Sérgio Lobo, durante reunião da Comissão, realizada nesta terça-feira (7), na Câmara dos Deputados. Em setembro, Sergio Vidigal fez a mesma solicitação à Agência, por meio de ofício. Mas, segundo o parlamentar, a autarquia o respondeu com ofícios, mas não detalhou como está o trâmite dos acordos.
“Pedimos que nos sejam enviadas cópias de todos os documentos já firmados entre a ANTT e a ECO 101, para que possamos acompanhar os trâmites de cada acordo e cobrar as medidas necessárias”, comentou Vidigal.
O pedetista também reforça a solicitação relatando que há vários registros de acidentes na BR-101, nos trechos que passam pelo Espírito Santo. Segundo ele, uma das causas desses acontecimentos é o não cumprimento dos prazos pactuados no contrato assinado pela ECO 101 para a duplicação da rodovia.
Sergio Lobo afirmou que “os documentos serão encaminhados à comissão”. Durante a reunião, o diretor também apresentou alguns prazos para conclusão das obras.
Em Anchieta, a previsão é de concluir um trecho de 2,5 quilômetros neste mês. Para 2018, em Iconha, um trecho de 8 quilômetros de contorno, com pista duplicada, tem entrega prevista para o primeiro semestre. Para o mesmo ano, podem sair do papel a duplicação entre Viana e Guarapari, o que representa uma extensão de 30 quilômetros.
Enquanto isso, no Contorno de Vitória, a concessionária já realiza serviços de operação e manutenção. Já em Cidade Pomar, na Serra, o trecho está dentro da concessão, aguardando inclusão no termo de arrolamento do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit).