Ministério da Saúde vai esclarecer desvios e vendas de vacinas

Atuação Destaque Imprensa

A escassez de vacinas contra a gripe h1n1 é um problema que tem afetado o Brasil inteiro. Na oportunidade em que esteve com o ministro da saúde, Ricardo Barros para tratar da distribuição das doses, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) explicou que o ministro confessou as falhas na distribuição das vacinas.

Para discutir as denúncias de desvios e estratégias para evitar que isso ocorra, Vidigal propôs uma audiência pública com o responsável pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) do Ministério da Saúde, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), representante da Organização Pan-Americana da Saúde e representante da Sociedade Brasileira de Imunologia.

“Nos últimos dias a imprensa tem denunciado falhas na distribuição e aplicação de vacinas da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Entre as falhas denunciadas estão desvios, venda ilegal, favorecimento de pessoas fora do público-alvo e transporte irregular. No Espírito Santo nossa população tem sofrido com esse problema, temos que impedir essas falhas para que a população não seja prejudicada”, esclareceu Vidigal.

A audiência pública que acontecerá no dia 30 de junho, na Câmara dos Deputados em Brasília, com o responsável do Ministério da Saúde tem o objetivo de levantar informações quanto à forma de apuração das falhas e quanto às medidas de segurança adotadas pelo Governo Federal para que as vacinas chegassem ao destinatário correto.

“Além disso, busca discutir estratégias de fiscalização e controle para que se evite a recorrência de tal problemática, assim como reforçar a competência fiscalizadora do Poder Legislativo”, ressaltou Vidigal.

Novas doses
No encontro com o ministro da saúde, ele garantiu ao deputado Sergio Vidigal que os estados e municípios que estão com falta de vacina receberão novas doses desde que justifiquem e comprovem uso no público-alvo da campanha.