O Espírito Santo será o estado piloto na universalização de internet rápida. A afirmação é do ministro das Comunicações, André Figueiredo que esteve esta semana junto ao governador Paulo Hartung para anunciar investimentos do governo federal no Estado. O plano do Ministério das Comunicações em parceria com o Governo do Estado é levar fibra óptica e banda larga aos 78 municípios do Espírito Santo.
O ministro veio ao Espírito Santo a convite do deputado federal Sergio Vidigal. Após o encontro com o governador para anunciar os investimentos, o ministro participou de uma coletiva de imprensa com jornalistas.
“O governador Paulo Hartung é um grande parceiro e juntos com a Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo) e a Telebras (Telecomunicações Brasileiras S.A.) vamos fazer a fibra ótica chegar aos 78 municípios capixabas. Neste ponto o Espírito Santo está adiantando em relação a outros, pois a fibra ótica está presente em 45% das cidades. A meta do governo federal é fazer a universalização da banda larga até o final de 2018 chegando a 70% dos municípios brasileiros com fibra ótica”, afirmou o ministro André Figueiredo.
Figueiredo ressaltou que onde não for possível implantar fibra óptica, o sinal será enviado através do satélite que será lançado ainda este ano. “Este será o primeiro satélite brasileiro lançado em ação conjunta com o Ministério da Defesa e Ministério das Comunicações”, afirmou o ministro.
O governador Paulo Hartung destacou que desde o ano passado tem buscado aproximar o Governo Federal da realidade e necessidades do Estado.
“A visita do ministro André Figueiredo é importante institucionalmente nesta ampliação do diálogo com a União. Além disto, ele trouxe uma importante notícia que é a expansão da instalação de fibras óticas. Essa medida possibilita a extensão da internet banda larga em todos os 78 do Estado. Neste mundo globalizado e integrado que vivemos, é uma medida importante que abre janelas de oportunidades e condições de igualdades para os capixabas”.
Isenção Tributária
No Regime Especial de Tributação do Plano Nacional de Banda Larga (REPNBL), o Ministério das Comunicações aprovou 19 projetos para o Espírito Santo, que representam um total de R$ 130 milhões em investimentos na expansão de infraestrutura de banda larga no Estado até o fim de 2016.
Os projetos vão beneficiar 72 municípios, abrangendo uma população de 3,8 milhões de habitantes e 1 milhão de domicílios.
“Não adianta chegar aos municípios com internet lenta. Nossa meta é saltar da realidade que hoje que é de 2 megabytes para 80 megas. É importante democratizar o acesso para que professores e alunos tenham acesso a este importante instrumento de igualdade”, afirmou o ministro das comunicações.
Cidade Digital
A implantação do projeto Cidade Digital, que possibilita a expansão da internet e universalização da banda larga, aumentando a inclusão digital em terras capixabas também foi anunciado, afirma o deputado federal Sergio Vidigal.
“Na primeira fase de implantação serão contempladas quatro cidades: Afonso Cláudio, Ecoporanga, Pinheiros e Santa Maria de Jetibá. O acesso à internet de qualidade é uma importante ferramenta de crescimento educacional e profissional”, pontuou Vidigal.
Centro de Distribuição na Serra
Durante o encontro com o ministro, o deputado Sergio Vidigal solicitou ao ministro das Comunicações o início das obras do novo Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios para o Espírito Santo que será construído às margens da BR-101, na esquina da Avenida Elder Scherrer de Souza, em Laranjeiras, na Serra.
“A ordem de serviço já está assinada e a conclusão da obra vai economizar recursos públicos, uma vez que hoje, mesmo com área específica o Correios paga um aluguel de R$ 800 mil por mês”. O ministro demonstrou espanto ao saber do valor e se comprometeu a avaliar a situação.
Conjuntura Política
Questionado por jornalistas, o ministro ressaltou a posição do PDT contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele afirmou que “a abertura do processo de impeachment é mero revanchismo do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para tirar o foco de si mesmo”.
Sobre a permanência de Cunha na presidência da Câmara, o ministro das comunicações André Figueiredo acredita que até março o peemedebista será afastado do cargo.
“Essa decisão do PDT foi acertada pela maioria. Eu, sou minoria dentro da legenda. Eu acredito que não podemos defender nem acusar ninguém sem antes investigarmos. Tomar um posicionamento agora é arriscado. Temos que analisar as provas, ouvir a defesa e, aí sim, tomarmos uma decisão para que lado seguir. No momento, o ideal é abrir o processo de investigação e apurarmos os fatos”, comentou Vidigal.
UFES
A integração das rádios e televisões educativas pautou a reunião do ministro das Comunicações, André Figueiredo, com o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Reinaldo Centoducatte, e a vice-reitora, Ethel Maciel. No encontro, que foi realizado na sede do Campus, em Vitória, os gestores federais destacaram a relevância da disponibilização do conteúdo produzido nas plataformas digitais.
Sobre a gestão dos canais, André Figueiredo indicou que avaliará a proposta de criação de uma rede pública educativa. “Existem várias televisões e rádios universitárias. Nós buscamos a conexão entre essas geradoras públicas. Queremos aproveitar os projetos dos centros acadêmicos para potencializar as ações desenvolvidas pelo Ministério”, avaliou o ministro.
Figueiredo aproveitou a oportunidade para anunciar a abertura de um canal educativo em Vitória e, segundo ele, a preferência é da universidade. A notícia empolgou os gestores da Ufes que buscam um canal de TV aberto, visto que, atualmente, a TV Ufes é transmitida apenas na TV por assinatura.
Ales
Com o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Theodorico Ferraço, o ministro reiterou o compromisso do governo federal de implantar fibra ótica em todos os municípios capixabas até 2018 e ainda avaliou a evolução da radiodifusão e das telecomunicações, bem como verificar o processo de outorga da rádio da instituição.