Muniz Freire possui uma economia fortemente ligada à agricultura, a qual tem o cultivo do café como principal atividade.
Sendo assim, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) destinou recursos para aquele setor. Foram R$ 130 mil para a aquisição de trator e equipamentos agrícolas.
“A agricultura é um dos setores essenciais da nossa economia. Portanto, nossos investimentos serão necessários para contribuir com a melhoria dos serviços, geração e emprego e renda para toda a população”, comentou Vidigal.
Logo, serão contempladas com o recurso as comunidades de São Simão, Santo Antônio de Amorim e Amorim, são mais de duzentas famílias beneficiadas na Agricultura.
O recurso foi solicitado pelo ex-vereador e atual presidente do PDT de Muniz Freire, Betinho Teco. Além do ex-vereador , agradeceram a destinação do recurso o prefeito, Carlos Brahim Bazzarella, e o Secretário Municipal de Agricultura, Ronilson Cogo.
“Agradecemos ao deputado Sérgio Vidigal pela parceria com nosso município que muito tem nos ajudado.”
Conheça Muniz Freire
O início da colonização de Muniz Freire data de 1846 e teve como primeiros desbravadores o Capitão Machado Santiago Louzada, um veterano da Guerra dos Farrapos, e Domingos Apolinário, um aventureiro que ” gostava e lutar com feras” e que possuía terras nas áreas vizinhas, a atual Serra do Apolinário.
Dessa forma, a fertilidade do solo para o cultivo de café e cereais, além das condições climáticas, foram as causas do movimento migratório que anos mais tarde, propiciou à região um desenvolvimento de vulto.
O município foi criado em 11 de novembro de 1890, pelo Decreto nº 53, desmembrado de Cachoeiro de Itapemirim, sob adenominação de Espírito Santo do Rio Pardo, ocorrendo a sua instalação em 01 de março de 1891.
A Lei nº 213 de 30 de novembro de 1896 eleva sua sede à categoria de cidade e altera-lhe o topônimo para Muniz Freire, uma homenagem prestada ao republicano Moniz Freire, várias vezes Presidente da Assembleia Legislativa, Senador e Governador do Estado do Espírito Santo.
Através da divisão territorial-administrativa de 1933, o município ficou composto de quatro distritos: Muniz Freire, Itaipava, Conceição do Norte e Vieira Machado. No ano de 1948, ficaram estabelecidos em Decreto-Lei como distritos de Muniz Freire: Itaici (ex-Itaipava), Vieira Machado e Piaçu (ex-Conceição do Norte). Atualmente, existem além desses, o distrito de Menino Jesus e o Distrito de São Pedro, este último criado apenas pela Lei Municipal nº 1.077/89 de 25.05.1989, faltando ainda a demarcação geográfica com seus respectivos limites.
Muniz Freire foi colonizada por imigrantes italianos, os quais vieram para substituir o trabalho escravo nas lavouras de café. O maior impulso econômico experimentado no município deveu-se à inauguração da BR-262, ligando Vitória a Belo Horizonte.