A campanha Setembro Amarelo começou nos Estados Unidos, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994.
Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo. O Dia D de luta é 10 de setembro.
O deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) é psiquiatra e sabe a importância desse movimento. Por isso, os seus mandatos têm ações voltadas para a prevenção deste mal.
“Ao longo da minha experiência cuidando das dores das pessoas, posso afirmar que quando alguém toma a decisão de tirar sua própria vida, é a ânsia de acabar com seu sofrimento mental, que em muitos casos são sinalizados por uma mudança de comportamento, ou uma fala com amigos”, disse Vidigal.
O deputado também é defensor da ampliação da oferta de serviços e terapias na área de saúde mental dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Na saúde pública, a atenção à depressão e outras doenças mentais ainda são muito deficitárias à população que depende do serviço público”, comentou.
E ainda reforça a necessidade da formação dos profissionais de saúde, através de cursos de especialização, e criação de equipes multidisciplinar para atuar não apenas nas unidades de saúde, mas também nos estabelecimentos de ensino.
Ações
Sergio Vidigal é autor de dois projetos de leis de enfrentamento ao suicídio e também é autor da Frente Parlamentar Mista de Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida.
Um dos projetos em tramitação na Câmara dos Deputados é o PL 3248/15, que dispõe sobre a assistência à prevenção e ao combate ao suicídio.
De acordo com o projeto de lei, na modalidade de assistência à prevenção e ao combate ao suicídio, inclui-se a formação de redes intersetoriais. Dessa forma, os serviços deverão contar com o envolvimento de equipes multidisciplinares, compostas de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
Outro projeto é o 8530/2017 que institui Dia Nacional de Prevenção e Combate à Depressão. Assim, a data será lembrada, anualmente, no dia 15 de setembro.
E a frente parlamentar tem por objetivo debater de forma sistêmica a promoção, a prevenção, o tratamento e a recuperação. Além disso, assegurar o acesso às diferentes modalidades terapêuticas.
A frente foi lançada em 23 de outubro de 2019. Veja como foi o evento neste link.