Os moradores de Pancas serão beneficiados com a construção de uma Unidade Básica de Saúde. Ela será construída com recursos de R$ 750 mil de emendas do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES).
Em primeiro lugar, o vereador Fernando Oliosi ressalta que a emenda é importante para toda a população.
“Pancas e a comunidade do Distrito de Vila Verde serão beneficiadas. Cerca de 5 mil pessoas receberão atendimento na UBS. Acima de tudo, ela vai atender um povo bastante carente. Todos agradecem por tudo feito por Pancas e pelo nosso distrito a partir da ação do deputado federal Sérgio Vidigal”.
Segundo o prefeito de Pancas, Sidiclei Giles de Andrade, certamente é preciso encontrar caminhos para melhorar a vida da população.
“Como chefe do executivo de Pancas, é gratificante saber que temos um aliado como o Deputado Sérgio Vidigal. Mais importante, é que ele tem demonstrado tanta consideração por nosso município. Não somente por ter possibilitado a construção dessa Unidade de Saúde, mas também por todos os outros recursos com os quais o deputado já nos contemplou”.
Você conhece Pancas?
A história do atual município de Pancas tem início em 1918, quando chegaram à região os primeiros colonizadores, oriundos de Minas Gerais, que estavam à procura de terras férteis e próprias para a agricultura. Além disso, estes afixaram-se no lugar e, aliados à chegada de imigrantes alemães, iniciaram o cultivo do café.
Mas devido ao desenvolvimento da região, pela lei estadual nº 1.486, de 5 de setembro de 1924, cria-se o distrito, denominado Nossa Senhora da Penha e subordinado a Colatina, que passou a denominar-se Santa Luzia pela lei estadual nº 9.222, de 31 de março de 1938.
Em 31 de dezembro de 1943, recebeu seu nome atual. Depois disso, a cidade é emancipada de Colatina, sendo instalada a 13 de maio do mesmo ano, composta por três distritos (Alto Rio Novo, Lajinha e o Distrito-Sede).
Em 31 de dezembro de 1963, são criados os distritos de Palmerino e Vila Verde. Alto Rio Novo foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 4.071, de 11 de maio de 1988, incorporando Palmerino como distrito. Pancas atualmente é composta por três distritos: Distrito-Sede, Lajinha e Vila Verde.