Na última semana, a Comissão Externa que discute o Zika Vírus aprovou dois requerimentos do deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES), membro titular do grupo de trabalho.
Um dos requerimentos aprovado solicitava audiência pública para convocação do presidente do Hospital Universitário Cassiano Antonio Morais (HUCAM), do Secretário de Saúde do Estado do Espírito Santo e represente do Ministério da Saúde para discutir as estratégias no combate ao mosquito.
A realização de uma audiência pública com a presença do Dr. Antônio Wilson Fiorot pesquisador que propõe o controle biológico do mosquito Aedes aegypti a partir de outro inseto da família Notonectidae também foi aprovada pela comissão.
“O doutor e pesquisador, Antonio Wilson Fiorot, do Estado do Espírito Santo, identificou um predador do Aedes aegypti, cientificamente chamado de notonectidae, se alimenta das larvas do mosquito vetor do vírus da dengue, do zika e da chikungunya. Tivemos bons resultados no Estado”, afirmou o deputado Sergio Vidigal.
Para realização da pesquisa, Fiorot contou com a colaboração do Centro de Pesquisa da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), e da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo, entre outros profissionais pesquisadores. A expectativa é de que as audiências aconteçam no mês de junho.