Protocolada Frente de Incentivo à Geração de Eletricidade Renovável

Atuação Imprensa

A Frente Parlamentar de Incentivo à Geração de Eletricidade Renovável proposta pelo deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) foi protocolada na Secretária Geral da Câmara dos Deputados. O documento atingiu o número máximo de assinaturas exigidas, 198 deputados federais assinaram o documento a favor da criação da Frente. Jair Bolsonaro (PP-RJ), Miro Teixeira (Pros-RJ) e Tiririca (PR-SP) se mostraram favoráveis a criação do grupo de trabalho. A bancada capixaba em peso também assinou a Frente Parlamentar.

Além de parlamentares, a Frente será composta por representantes de entidades da sociedade civil. Para discutir a produção de energia limpa serão realizados encontros e seminários. O prazo é de seis meses para que a Frente Parlamentar seja instalada. A escolha dos vice-presidentes e dos relatores do grupo de trabalho já será feita nos próximos dias.

“A falta de chuva dos últimos meses agravou a crise hídrica no país. Criamos a Frente para defender os investimentos do governo brasileiro em pesquisa, tecnologia e inovação. O objetivo é criar ações concretas que assegurem a geração de energia limpa em larga escala, garantindo bons empregos”, disse Vidigal.

Justificativa
Na justificativa da Frente, o deputado federal Sergio Vidigal argumenta que investir em fontes renováveis de energia é de extrema importância com o avanço da crise hídrica no país. O fornecimento de energia pelas hidrelétricas tende a entrar em colapso, agravado principalmente pela falta de chuvas.

Hoje 95% da energia produzida no país por meio de fontes tradicionais, como por exemplo, as hidrelétricas. Apenas 5% da geração de eletricidade utilizam fontes renováveis como eólica, biomassa e solar.