Sérgio Vidigal homenageia o Município de Santa Teresa em sessão solene

Atuação Destaque

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (21), em sessão solene por ocasião do Dia Nacional do Imigrante Italiano.

Na oportunidade, o deputado federal Sérgio Vidigal também homenageou a data. Assim, o parlamentar destacou o município de Santa Teresa, na região serrana do Estado do Espírito Santo, como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil. Além disso, comentou sobre a importância da cidade para o nosso país.

“Berço da colonização italiana no Brasil, a cidade é um dos mais importantes destinos turísticos do Espírito Santo. É um cenário que se tornou início da colonização italiana no nosso país”, disse Sérgio Vidigal.

O reconhecimento se deu recentemente, por meio da sanção da Lei 13.617, de 11 de janeiro de 2018. Logo, a lei teve origem em um Projeto de Lei de sua autoria, o PL 2619, de 2015.

“É uma cidade cuja cultura é marcante, meio ambiente preservado, clima agradável e rica gastronomia”, disse.

Vidigal ainda ressaltou que a chegada dos italianos no Espírito Santo foi um marco para a história do nosso país.

“A chegada dos italianos no Espírito Santo deflagrou o novo e massivo movimento migratório no Brasil, o qual tanto contribuiu cultural e socialmente para a formação do nosso país”, ponderou.

Dia Nacional do Imigrante Italiano

A data comemorativa foi criada pela lei Lei 11.687, de 2 de junho de 2008. Por isso, remete-se à chegada dos primeiros imigrantes italianos ao Brasil, em 21 de fevereiro de 1874, a bordo do navio La Sofia.

A expedição, portanto, foi comandada por Pietro Tabacchi e trouxe 388 camponeses para trabalhar em lavouras de café em Santa Cruz, no Espírito Santo. Dessa maneira, o estado é conhecido como o berço da imigração italiana no Brasil.

Importante lembrar que a Itália recém-unificada na década de 1870 ainda vivia momentos turbulentos, por isso muitos de seus cidadãos procuravam no exterior melhores oportunidades e condições de vida.

Os italianos formaram e mantiveram suas famílias, trouxeram sua religiosidade e o espírito de comunidade.

E, hoje, o Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo.  De acordo com dados do Consulado da Itália no Brasil, estima-se que existem, aproximadamente, 25 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras. 

Por conseguinte, as influências da cultura italiana e os costumes desse povo permanecem como uma das marcas da nossa sociedade.