Sérgio Vidigal lança a Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem

Sérgio Vidigal lança a Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem

Atuação Destaque Saúde

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) lançou, nesta quarta-feira (21), a Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem.

Sérgio Vidigal, que é médico, comenta que a Frente Parlamentar tem como objetivo trabalhar para transformar a realidade da assistência médica e cuidados preventivos de agravos à saúde do homem brasileiro em suas diferentes faixas etárias.

“Assim, a nossa proposta, a partir do lançamento desta Frente, é quebrar a barreira contra o preconceito, pois este e a falta de informação impedem que muitos homens consultem o médico regularmente e realizem os exames necessários para o diagnóstico precoce de doenças os atingem”, ponderou Vidigal, que é o presidente do colegiado.

O deputado cita dados divulgados, em 2015, pelo Ministério da Saúde, os quais indicam que as principais causas de mortalidade masculina entre 20 e 59 anos são evitáveis ou preveníeis se tratadas e acompanhadas de forma precoce.

“Logo, o Estado precisa viabilizar o acesso universal e igualitário à informação, aos serviços públicos de saúde e a todas as ações que promovam, protejam e recuperem a saúde do homem.”

Outros dados

Com relação ao câncer de próstata, este representa quase 30% dos casos de câncer no sexo masculino quando se exclui os cânceres de pele não melanoma. Segundo dados o Inca, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

De acordo com o Departamento de Urologia do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), um em cada sete homens terão a doença, por isso, a importância dos exames diagnósticos deste tipo de câncer, já que a prevenção nem sempre é uma possibilidade.

Objetivos da Frente

Os trabalhos desta Frente Parlamentar serão direcionados a ajudar os homens a superar as dificuldades em cuidar da sua saúde.

“Visamos, portanto, facilitar o atendimento integral ao homem, priorizando as atividades preventivas, oferecendo informações sobre as doenças mais comuns e as medidas a serem tomadas, assim, haverá maiores chances de que os índices de doenças diminuam.”

Assim, a Frente buscará ampliar a participação do homem na comunidade, através de conferências, participação nos conselhos de saúde, no planejamento e na melhoria do sistema público de saúde.

Também tem como finalidade fomentar a criação de núcleos voltados para a saúde do homem nos mais diversos âmbitos, nas três esferas do governo.

Ainda incentivar a formação de Frentes da Saúde do Homem nos Estados, Distrito Federal e Municípios, dentro das competências e responsabilidades de cada esfera legislativa, com os mesmos propósitos desta Frente Parlamentar, ampliando, assim, o alcance das medidas aqui propostas.

Dessa forma, ainda poderão ser criados grupos de trabalho para produzir levantamentos epidemiológicos nas diferentes regiões do Brasil. E, assim, elaborar políticas setorizadas, planejamento estratégico de enfrentamento e conhecimento de agravos regionais.

Participantes

Participaram do evento o Representante da Sociedade Brasileira de Urologia, o médico urologista Dr. Romulo Maroccolo Filho, a Diretora Institucional do Instituto Lado a Lado pela Vida, Denise Blaques, representando o Instituto Brasil de Medicina (IBDM), a convite da Sociedade Brasileira de Urologia, Thiago Holanda, e o Gerente Executivo da Caixa Econômica Federal, Fábio Dias de Andrade.

Dr. Rômulo Maroccolo destacou a importância da Frente: “Os instrumentos que a gente pode utilizar para reverter essa situação triste que a gente tem na saúde do homem no Brasil é em relação ao acesso e aí a precisa ter, especialmente na saúde pública, para facilitar o acesso para que a gente passe a ter outras estatísticas em relação a isso.”

O representante da Caixa, Fábio Dias de Andrade parabenizou o deputado pela iniciativa: “O tratamento é infinitamente mais difícil e mais caro que a prevenção, a prevenção é um grande passo, então meus parabéns pela iniciativa”, disse Fábio Dias.

Denise Blaques ponderou que esta causa também conta com o apoio do Instituto Lado a Lado Pela Vida.

“A pauta da saúde do homem é uma causa do Instituto Lado a Lado já há mais de dez anos, então realmente para nós é importantíssima essa iniciativa e o instituto se coloca à disposição para interagir, para contribuir para que a saúde do homem seja olhada de uma outra forma”, ponderou Denise Blaques.

Leia também: Durante fórum, Vidigal defende políticas de saúde do homem no meio rural