Sérgio Vidigal realiza 12º Fórum sobre a saúde do homem nesta terça-feira

Sérgio Vidigal realiza 12º Fórum sobre a saúde do homem nesta terça-feira

Imprensa

Atendendo solicitação do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES), a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados realiza, na terça-feira (26), o 12º Fórum de Atenção Integral à Saúde do Homem.

O encontro começa às 13 horas, no plenário 7, e será interativo, por meio do portal e-democracia.

Neste ano, o evento vai ter como tema a saúde do homem trabalhador dos transportes e as políticas públicas para garantir cuidados a esses profissionais e aos homens em geral.

Presidente da Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem, Sérgio Vidigal comenta que o fórum é necessário para debater e buscar medidas que busquem conscientizar sobre a saúde da população masculina.

“Comumente, os homens não mantêm contatos regulares com as unidades básicas de saúde de forma preventiva, ao contrário do que ocorre com as mulheres. Então, chegam aos serviços de saúde em situações de urgência. Precisamos mudar essa realidade”, Vidigal, que é médico.

Convidados

Estão convidados representantes do Ministério da Saúde: o diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, Maximiliano das Chagas Marques; a coordenadora-geral de Agravos e doenças Não Transmissíveis, Luciana Monteiro Vasconcelos Sardinha; e da Coordenação Nacional de Saúde do Trabalhador, Heloiza Helena Casagrande Bastos.

Além disso, estarão presentes representantes: do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Jamile Antunes; da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Arilson de Sousa Carvalho Júnior; da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, Ricardo Irajá Hegele; e dos Trabalhadores do Setor Rodoviário, Paulo Signoretti.

Saúde do homem

Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, os homens vivem 7,3 anos a menos em comparação com as mulheres.

Logo, os homens apresentam maior vulnerabilidade às doenças, sobretudo as crônicas. Já as doenças do aparelho respiratório e do aparelho circulatório, são a segunda e terceira causas de internações entre os homens. Estas ficam atrás apenas de lesões e outras causas externas, como acidentes de trânsito.

Entre outras doenças, está o câncer de próstata. No Brasil, este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens. O câncer de próstata fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Além disso, a população masculina acessa menos do que as mulheres os serviços de saúde, e isso gera impactos negativos em sua saúde. Deste modo, os homens acabam acessando mais os serviços de Atenção Especializada, em função de agravos de saúde de urgência e emergência.