Sérgio Vidigal cobra explicações sobre contingenciamento em universidades

Vidigal cobra explicações sobre contingenciamento em universidades

Atuação Destaque

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) cobrou, nesta quinta-feira (09), do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, explicações quanto ao contingenciamento de recursos para as Universidades Federais e Institutos Federais.

Preocupado com a situação dessas instituições, Sérgio Vidigal disse: “Os investimentos em educação são prioritários. Portanto, viemos aqui para defender que nossas universidades federais e institutos federais não sejam prejudicados.”

E completou: “Esse contingenciamento não foi feito de forma linear. E isso nos trouxe preocupação.”

Logo, o ministro disse que a decisão do Governo Federal a respeito do contingenciamento poderá “ser reavaliada”.

Vidigal esteve no ministério da Educação acompanhado pela bancada federal do Espírito Santo.

Reuniões

Essa reunião foi originada a partir de sugestão do pedetista, durante audiência com os parlamentares capixabas nesta quarta-feira (08).

Na ocasião, Vidigal ainda solicitou reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Também participaram deste encontro os reitores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Reinaldo Centoducatte, e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Jadir José Pela, que apresentaram aos parlamentares as situações das instituições.

Contingenciamento

O anúncio sobre o bloqueio do orçamento das universidades foi feito há uma semana.

Assim, três universidades já haviam sido alvo das medidas, segundo o ministro: a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).