Para promover o acesso de jovens e adultos a atividades culturais e esportivas, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) esteve, nesta sexta-feira (22), no bairro Laranjeiras, em Jacaraípe, na Serra. Durante o encontro, acompanharam o parlamentar o Secretário de Estado de Esportes, Roberto Carneiro, e do Secretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu.
Na oportunidade, Sergio Vidigal falou da implantação de um campo de futebol de grama sintética, para o qual destinou R$ 500 mil em emenda parlamentar. “Esses recursos são para que todos tenham acesso a práticas esportivas”, comentou.
O pedetista falou ainda do programa Ocupação Social que promove a redução da criminalidade por meio da musicalização e cursos de qualificação. Para ele, é uma ferramenta importante para promover a inclusão social e afastar os jovens da violência.
“É através da educação e de oportunidades que vamos afastar a nossa juventude da criminalidade”, reiterou.
Violência
São assustadores os índices de violência no Espírito Santo, principalmente na Serra. Segundo dados Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de 2015, a Serra apareceu na lista das 30 cidades mais violentas do país, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O município é o único do Espírito Santo e da região Sudeste do Brasil presente na lista.
A cidade capixaba ficou na 29ª posição, com 315 homicídios e 21 Mortes Violentas com Causa Indeterminada (MVCI) naquele ano. A pesquisa considerou apenas municípios com mais de 100 mil habitantes e levou em conta as cidades com maior taxa de homicídio naquele período.
Por outro lado, o levantamento mostra que a partir de 2013 o ES saiu da lista dos cinco estados mais violentos do país, pela primeira vez, ocupando em 2015 a 15ª posição nacional.
E, pensando neste contexto, o deputado está defendendo na Câmara dos Deputados um projeto de lei que federaliza a educação no Brasil para mostrar que os jovens mais próximos da educação, esportes e cultura que os jovens ficarão mais distantes da criminalidade.