O deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) homenageou, nesta terça-feira (22), os 50 anos da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), em sessão solene na Câmara dos Deputados. A instituição comemorou o cinquentenário no dia 3 de março.
“Eu não sei separar a minha história de vida da história da Santa Casa de Misericórdia. A minha formação acadêmica pela Emescam permitiu que eu tivesse uma visão mais ampla do meu próximo. Tenho orgulho em ter feito parte da história da instituição”, ressaltou Sergio Vidigal.
Formado em medicina pela Escola Superior, o deputado destacou que a entidade representa um marco no ensino de medicina e ciências da saúde no Brasil, “proporcionando maior qualificação para os acadêmicos e cuidados com a qualidade de vida da população”.
Em seu discurso, o parlamentar também lembrou que a faculdade foi importante para a sua consolidação como profissional e para sua vida política: “Eu me tornei profissional em um ambiente aberto ao debate e à reflexão, que são as bases de qualquer educação e de qualquer democracia de qualidade”, disse.
Importante destacar que a instituição integra um conjunto de sete instituições administradas pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, todas vinculadas à saúde e ao bem-estar da população capixaba. A Santa Casa de Misericórdia de Vitória é a segunda mais antiga do país, tendo iniciado suas atividades em 1545, ainda no início da colonização portuguesa do Brasil.
Participaram da sessão solene a provedora da Santa Casa de Vitória, Dra. Maria da Penha Rodrigues e o vice-provedor a entidade, Dr. Cláudio Medina da Fonseca.
Ensino de qualidade
A Emescam foi criada por um ato da Mesa Administrativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ainda em 1966. Foram dois anos de luta para que seus diretores obtivessem as autorizações necessárias e a disponibilização de estrutura.
Desde a sua criação em 1966 até a abertura da Faculdade, foram realizadas diversas viagens à Brasília e ao Rio de Janeiro, até que fosse conquistada a autorização para o funcionamento da instituição junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC).
E, assim, a Emescam revolucionou o ensino da Medicina e da formação de médicos no Espírito Santo. Hoje, a instituição conta com milhares de médicos formados, atuando nos diversos estados brasileiros e países.
Ao longo dos anos, foram instituídos outros cursos: em 1999, foi inaugurado no curso de Fisioterapia. Em 2002, o curso de Enfermagem e o curso de Serviço Social, em 2003. Além disso, a instituição apresenta várias opções de curso de Pós-graduação voltadas para profissionais destas áreas de conhecimento.