Vidigal requer audiência para discutir Porto da Manabi em Brasília

Atuação Imprensa

Para discutir os problemas relacionados à instalação do Porto Norte Capixaba, projeto da mineradora Manabi, em Linhares, o deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) propôs uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília. Único capixaba membro da Comissão de Viação e Transporte (CVT), Vidigal considera importante debater o setor portuário do Espírito Santo.

A construção do Porto de Manabi está diretamente ligada à expansão do sistema portuário do Espírito Santo, que vai aumentar a competitividade logística do estado. O deputado Sergio Vidigal ressalta que, no momento, o porto aguarda licença ambiental.

“O Porto Norte Capixaba, projeto da mineradora Manabi, anunciado em junho de 2012, com previsão de instalação na localidade de Degredo, em Linhares, aguarda a liberação de licenças ambientais do IBAMA, para que possa dar início às obras. Precisamos ouvir os órgãos ambientais para saber o que está barrando a construção do porto. Reconhecendo, é claro, que todas as condicionantes devem ser cumpridas”, explicou Vidigal.

O deputado ressalta que o Porto da Manabi será um importante impulsionador estratégico para o Espírito Santo, Linhares e região. A construção do porto e sua implantação criarão oportunidades de empregos, e alavancar a economia local com perspectivas para atração de novos investimentos.

“Por outro lado, os órgãos ambientais e de desenvolvimento sustentável temem que trabalhos de 30 anos na preservação de tartarugas e outras espécies marinhas sejam comprometidos. A análise de viabilidade ambiental ainda não foi concluída pelo IBAMA. O órgão ainda esta analisando Estudo de Impacto Ambiental (EIA)”.

Na audiência em Brasília, cuja data ainda não foi definida, foram convidados representantes da Secretaria de Portos da Presidência da República; da Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo (SETOP); da Secretária de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes); do Projeto Tamar no Espírito Santo (ICMBIO); da Empresa Brasileira de Mineração e Logística (MANABI) no Espírito Santo.